Quem estava esperando a melhor oportunidade para comprar a Bíblia dos Transtornos Mentais, o DSM-5-TR, chegou! (ainda mais se for válido por mais 10 anos).

A última revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR) trouxe algumas novidades importantes. Vamos dar uma olhada nas principais mudanças que afetarão os psicólogos e profissionais da saúde!

Principais Modificações:

  1. 1. Novos Diagnósticos:
  • Transtorno de Luto Prolongado: Este transtorno é caracterizado pela persistência de intensos sentimentos após a perda de um ente querido, mantendo-se por pelo menos 12 meses (ou 6 meses para crianças e adolescentes). Os sintomas incluem um desejo intenso e/ou preocupação persistente com pensamentos ou lembranças do falecido, dormência emocional, dor emocional intensa, evitação de lembretes da morte e dificuldade em retomar as atividades da vida, causando prejuízo no funcionamento.
  • Transtorno do Humor Não Especificado: Essa categoria se aplica a situações em que sintomas de transtorno de humor, causando sofrimento ou comprometimento social, estão presentes, mas não preenchem todos os critérios para transtornos específicos. Isso pode ocorrer em situações difíceis de avaliação devido a agitação aguda.
  • Transtorno Neurocognitivo Leve Induzido por Estimulantes: Uma adição importante, considerando o uso de estimulantes como uma possível causa de sintomas neurocognitivos, adicionando-se a outras substâncias já listadas.
  1. 2. Alterações em Critérios Diagnósticos:
  • Transtorno do Espectro Autista: A redação do critério diagnóstico A foi ajustada para corrigir uma ambiguidade, substituindo “conforme manifestado pelo que segue” por “conforme manifestado por todos os seguintes”. Isso visa uma interpretação mais precisa e consistente.
  • Transtorno Afetivo Bipolar: Os especificadores de gravidade foram alterados para melhor alinhamento com os episódios depressivos, corrigindo incongruências para os episódios de mania. Uma descrição mais precisa de um episódio leve foi incorporada.
  • Transtorno de Adaptação: A duração dos sintomas, inadequadamente omitida no DSM-5, agora possui especificadores claros: “agudo” se os sintomas persistirem por menos de 6 meses e “persistente/crônico” se durarem mais de seis meses.
  1. 3. Mudanças em Terminologias:
  • ◼ Medicações neurolépticas agora são denominadas medicações antipsicóticas ou agentes bloqueadores do receptor de dopamina. A deficiência intelectual foi substituída por distúrbio do desenvolvimento intelectual, e transtorno conversivo por síndrome neurológica funcional.
  • ◼ Refletindo a evolução na terminologia de disforia de gênero, “gênero desejado” foi substituído por “gênero experimentado”. O sexo atribuído ao nascimento agora é mencionado dessa forma, com intervenções como tratamento de afirmação de gênero.
  1. 4. Revisões Abrangentes:
  • ◼ O texto do DSM-5-TR passou por revisões intensivas por três grupos transversais, focados em questões de sexo e gênero, cultura e suicídio. Um grupo de inclusão étnico-racial revisou o texto para garantir que as explicações sobre diferenças étnico-raciais e culturais na apresentação de sintomas e prevalência considerassem o impacto do racismo e da discriminação.

📘 O meu Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5-TR: Texto Revisado veio com as lindas e práticas etiquetas. Caso queira adquirir o teu, clique nos links abaixo para ser redirecionado ao site da Amazon (pesquise o melhor preço e algum cupom de desconto): https://amzn.to/479hQq0 ou https://amzn.to/3Tw5SmJ

💙🤗 Material Complementar para utilização com o DSM 5 TR
Aproveite para baixar os materiais complementares para aprofundar nas avaliações e nos estudos, clicando aqui:

1️⃣ Inventário de Personalidade para o DSM-5 – Versão Reduzida (PID-5-BF) – Adulto
2️⃣ Inventário de Personalidade para o DSM-5 – Versão do Informante (PID-5- IRF) – Adulto
3️⃣ Inventário de Personalidade para o DSM-5 (PID-5) – Adulto
4️⃣ Inventário de Personalidade para o DSM-5 – Versão Reduzida (PID-5-BF) – Crianças Idade 11-17
5️⃣ Inventário de Personalidade para o DSM-5 (PID-5) – Crianças Idade 11-17
6️⃣ Errata, p.381

Se você é Profissional da Área da Saúde ou Educação, faça parte do grupo do WhatsApp de Profissionais, clique aqui.

Com carinho,
Psic. Juliana PintorCRP 06/73552

Quer saber mais? Confira o artigo completo aqui. 🧠✨