O assunto deste post é a sua vida, é sobre o que você deseja, o que pode conseguir para então traçar metas para chegar lá.

Embora todos nós saibamos que as resoluções de Ano Novo são muito mais fáceis para fazer do que para cumprir, isto não nos impede de prometer a nós mesmos um ano mais bem sucedido, mais produtivo e mais feliz do que o anterior.

Quis compartilhar aqui com vocês, um recurso que desenvolvi para levar aos meus familiares e amigos, mas nada nos impede de levarmos para nossos queridos pacientes/clientes.

São 5 modelos diferentes de resoluções e uma página em branco para escrever o que quiser… Basta fazer o download, imprimir e deixar picotado nas linhas pontilhadas. Desta forma facilita para destacar ou literalmente tirar do papel seus planos e objetivos.

São resoluções de Ano Novo que toda pessoa deveria fazer. Não estou definindo objetivos tão específicos; em vez disso, foram idealizados para fazer você pensar sobre o que realmente quer da vida e deve interpretá-las de uma forma que é apropriado para você.

Por que definir resoluções de ano novo?

Planejamentos não são feitos pra garantir um controle infalível, mas pra apontar uma direção e estabelecer o melhor caminho pra chegar lá.

Às vezes, definimos nosso futuro, mas uma boa oportunidade surge e, assim, alguns projetos acabam sendo adiados. Em outros casos, acontecem surpresas que dificultam a concretização do que pensamos. É nessas situações que a nossa capacidade de se adaptar pode fazer diferença.

Ao mesmo tempo, muitos objetivos também dependem de disciplina e método. Concordam comigo?

Como é possível defini-las?

Muita gente se frustra com os planos que faz por falta de autoconhecimento e por estipular metas muito acima do que se pode realizar. Nesse caso, tem uma regra que pode ajudar bastante. As metas devem ser: 

  • desafiadoras: não podem ser muito fáceis, pois isso não gera estímulo;
  • realizáveis: pra que não causem desânimo;
  • claras: pra evitar interpretações erradas. 

Por isso, comece pelo que é prioridade pra você e deixe as coisas menos importantes em segundo plano. Nada impede de listar umas poucas coisas que não se pode deixar de fazer de modo algum, ao mesmo tempo em que descreve outras que seriam legais, mas que não precisa focar.

Como cumprir as resoluções de ano novo?

Procure dividir seus grandes objetivos anuais em pequenas realizações diárias. As coisas acontecem sempre pouco a pouco, diariamente. Um dia de bons resultados pode aproximar você do objetivo, mas ele só será alcançado se você conseguir manter a regularidade.

Por isso, seja positivo e faça acontecer um pouco a cada dia. Evite os desejos inalcançáveis e sonhos impossíveis. Isso não significa que você não possa ter uma ambição, mas apenas que não poderá, necessariamente, realizá-la em um único ano.

Como essas resoluções podem ajudar a ter uma vida mais feliz?

Estabelecer esse tipo de objetivo, adequado à condição e ao contexto atual da sua vida, exige autoconhecimento e reflexão — algo fundamental pra trazer bem-estar e uma vida mais feliz. 

Frustrações também fazem parte da vida e precisamos aprender a lidar com elas, mas a realização é um combustível potente pra nos fazer seguir em frente. Além de nos encher de motivação, faz o caminho parecer muito mais agradável e as possibilidades mais difíceis muito mais concretas.

Por isso, tenho um recado muito importante: um planejamento adequado de resoluções de ano novo é tão bom de executar quanto é de cumprir. Pense em um plano que você vai gostar de fazer e nunca em um resultado que é obrigado a alcançar. Obrigações são difíceis, mas quando traduzidas em desejos, podem ser um prazer.

Quando começar?

AGOOOORA!!!!!

Estamos iniciando o mês de janeiro e você pode estar lendo este artigo em qualquer outro mês do ano. Não importa a data, comece agora mesmo! Para quê esperar mais? Decidiu que irá mudar, mude já. Comece devagar, mas comece. Dê o primeiro passo. Decidiu, aja! Para quê esperar pra semana que vem, não é mesmo? Você vai ver que assim que der o primeiro passo, muitos dos desafios e problemas que antes imaginou existirem, nem serão tão grandes assim.

Preparado/a? Comece agora a colocar em prática suas resoluções de ano novo!

E se você tiver alguma estratégia a acrescentar, escreva nos comentários! É sempre bom conhecer novas técnicas.

Um ótimo Ano Novo! 🎉

Na sua caminhada, continue contando comigo e aproveite, assine a newsletter!

Com carinho, Psic. Juliana