Ei, 🛑 pare um pouquinho só!
Não vai levar nem 30 segundos…
Observe a sua postura!
Observou? Está arqueada ou ereta?
Tome consciência da sua respiração!
Prestou atenção? Está tranquila, curtinha ou ofegante?
A sua mente está acelerada ou calma?
Sente calor ou frio?
Sente fome ou sede?
Como está realmente se sentindo neste segundo?
Irritado? Feliz? Curioso? Entediado? Tranquilo?
🧘🏻♀️É DISSO QUE SE TRATA O MINDFULNESS.
Mindfulness diz respeito a estar totalmente no presente. É uma questão de perceber, neste segundo, como você se sente, o que pensa e o que deseja, sem críticas ou julgamentos.
Corinne Sweet (2015) sugere que podemos aprender a perceber tudo o que se passa em nossa mente, em nosso corpo e no ambiente, como: ruídos do nosso estomago, movimento das costas, a chuva, as nuvens, o ronronar do gato, as flores no jardim, o sorriso do seu filho, o som de um veículo distante, o trafego na rua, um pássaro cantando, a coceira no nariz, o zumbido do ar condicionado ou do computador ou o gosto do quadradinho de chocolate derretendo na língua.
Mindfulness diz respeito a perceber tudo em um determinado momento.
É uma questão de aprender a concentrar a atenção no presente. Neste exato segundo. Neste milissegundo. AGORA.
Fazer isso parece simples. No entanto muitos de nós sentimos uma tremenda dificuldade em dominar esta prática, principalmente neste mundo agitado e atribulado em que vivemos. Não é mesmo?
Esta é uma prática que exige esforço, decisão e prática regular. Como por exemplo ir na academia! Só percebemos o progresso com a prática ao longo dos dias, meses ou anos.
Há cada vez mais evidencias reconhecendo o mindfulness como uma forma eficaz para lidar com o estresse físico e psicológico.
A meditação e o mindfulness são práticas do budismo de quase 3 mil anos. Com a evolução das terapias mais contemporâneas, principalmente a TCC (Terapia Comportamental Cognitiva) criou-se a Terapia Cognitiva Baseada no Mindfulness (mais conhecida com o termo em inglês MBCT) que se mostraram extremamente eficazes na redução da ansiedade, da depressão, de vícios, de dores, de doenças e de estresse.
O mindfulness pode ser de extrema ajuda pra nós, e praticá-la é totalmente gratuito.
Você sabia que até crianças podem se beneficiar desta prática? Para ajudá-los compartilho aqui com vocês alguns exercícios que gravei. Você pode praticá-lo através da minha condução.
🎧 Relaxamento LUZ
E também aproveito para deixar 31 sugestões de práticas de mindfulness oferecidas através do Calendário de Março da Action For Happiness. Clique Aqui para Baixar!
🎨 Se você é Profissional da Área da Saúde ou Educação e faça parte de um grupo de Profissionais, clique aqui.
💝 Com carinho, Psic. Juliana Pintor
CRP 06/73552