1 em cada 4 adolescentes brasileiros é dependente de internet, aponta uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo com mais de 2 mil jovens. Neste estudo pode-se medir o impacto do uso abusivo nos relacionamentos e emoções e o quanto a dependência está associado a transtornos como ansiedade.

Este fenômeno já tem sido notado por alguns pais e está sendo uma demanda frequente nos consultórios e clínicas psicológicas e psiquiátricas.

É importante que os pais saibam identificar o problema, impor limites e mudar hábitos dentro de casa. Muitas vezes o uso da internet está preenchendo um vazio na família.

Temos atualmente um questionário Internacional criado para verificar o Vício de Internet, chamado Internet Addiction Test, que podemos encontrar traduzido para a Língua Portuguesa, para BAIXAR e IMPRIMIR CLICANDO AQUI.

O Teste de Dependência da Internet (TDI) é a primeira forma validada e credível de medir o vício da utilização da Internet. Desenvolvido pela Dra. Kimberly Young, o TDI é um questionário com 20 perguntas que mede níveis ligeiros, moderados e graves de dependência da Internet.

Mais do que medir o tempo de uso nas redes esta avaliação tem como objetivo verificar como o acesso à internet impacta na rotina, emoções e relacionamentos dos usuários.

A solidão e a baixa autoestima são algumas das razões para o uso problemático da internet principalmente entre os mais jovens.

O Psicólogo Cristiano Nabuco, coordenador do grupo de dependência tecnológicas do IPq-HC afirma ainda que a violência urbana registrada nas cidades brasileiras faz com que os próprios pais prefiram que os filhos permaneçam em casa, no computador a que façam atividades externas.

A Sociedade Brasileira de Pediatria também desenvolveu um MANUAL de ORIENTAÇÃO #Menos Telas #Mais Saúde que deixo disponível aqui para que você possa baixar.

Concomitante a tudo isso ainda incorremos o risco do mal uso da Internet por nossas crianças e jovens e pensando nisso, empresas como Google em parceria com outras, que se preocupam com segurança na internet elaboraram um PROGRAMA chamado “Seja Incrível na Internet” projetado para ensinar as crianças e adolescentes as habilidades necessárias para que elas ajam com segurança e sejam inteligentes na Internet.

Que tal estudar e levar este projeto onde estão nossas crianças e jovens? Nas escolas, comunidades e nas clinicas em geral?

O Programa todo estruturado oferece aos adultos, ferramentas, inúmeras atividades, jogos interativos e muito mais para ensinar segurança e cidadania digital. Pode ser aplicado em grupos ou até mesmo individualmente.

Baixe a apostila completa CLICANDO AQUI e tenha acesso a TODAS as Atividades e Folhas de Exercícios.

Para que as crianças aproveitem a Internet ao máximo, elas precisam estar prontas para tomar decisões inteligentes. O Programa ensina as crianças os conceitos básicos de segurança e cidadania digital para que elas possam explorar o mundo on-line com confiança.

Todo o programa constitui em 5 tópicos de cidadania e segurança digital:
*Compartilhe com cuidado
(Seja INTELIGENTE)
*Não caia em armadilhas
(Seja ATENTO)
*Proteja seus segredos
(Seja FORTE)
*É legal ser gentil
(Seja GENTIL)
*Na dúvida, fale com alguém
(Seja CORAJOSO)

(BAIXE AQUI o Juramento Seja Incrível na Internet)

Todo o Programa é gratuito e está disponível a quem interessar no site: https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br/

Se você conhece algum outro, deixe aqui nos comentários!

Caso queira indicações de livros, deixo aqui algumas sugestões. É só clicar que você será direcionado para o site da Amazon:

1) Tela com Cautela
2) Dependência de Internet em Crianças e Adolescentes
3) Desconecta
4) TECnologia um amor quase perfeito
4) Como lidar com a Dependência Tecnológica
5) Baralho das dependências tecnológicas: controlando o uso de jogos eletrônicos, internet e aparelho celular

E se você é Profissional da Área da Saúde ou Educação, faça parte de um grupo de Profissionais, clique aqui.

🔆 Com carinho,
Psic. Juliana Pintor
CRP 06/73552